ENTREVISTA – RAPHAEL BONATTO

blogQuem apenas vê o curitibano Raphael Bonatto, não imagina as loucuras e os desafios que ele já encarou. Ele é simplesmente um dos melhores ultramaratonistas do mundo, participando de provas e quebrando recordas como correr de Curitiba a Foz Iguaçu (700 km), ou correr 27 maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras, terminando a sequência de provas novamente na capital paranaense, fora provas como a Badwater nos EUA no qual tem nada menos que 135 milhas (ou 217 km). Pra se ter uma ideia, os ultramaratonistas dessa prova, devem completa-la em até 60 horas ininterruptas numa estrada de asfalto que atravessa o deserto de Mojave. A largada acontece a 85 metros abaixo do nível do mar, e a chegada a 2.530 metros, num calor que pode variar entre os 50 a 60º C.

Por essas e outras dificuldades que Raphael Bonatto fez a gentileza em compartilhar com os leitores do blog um pouco dos ensinamentos, da disciplina e de como se prepara para encarar esses desafios que na opinião dele não é muito diferente dos desafios que encontramos todos os dias em nossas vidas

 

BLOG – No esporte que você pratica, não basta vontade mas também disciplina para realizar e alcançar os resultados, portanto no processo de preparação para uma nova prova o que é fundamental na sua opinião?

Raphael Bonatto: Acredito muito no treinamento e no planejamento. Em quaisquer situações de nossas vidas, sejam profissionais ou pessoais, se conseguirmos realizar um bom planejamento e praticar diariamente o esporte ou habilidade que queira desenvolver, tenho certeza de que iremos atingir os resultados almejados.

No caso da Ultramaratona, são provas muito longas e desgastantes, muitas vezes em condições adversas no que diz respeito a alimentação, hidratação, temperatura, umidade relativa do ar, entre outros fatores que podem influenciar negativamente. Para alcançar os resultados precisamos de um trabalho em equipe, onde o Nutricionista irá analisar os pontos críticos em relação a alimentação e hidratação, a equipe médica os riscos físicos e psicológicos e a equipe de preparação física irá analisar o tipo de treinamento, percurso e táticas que serão utilizadas. Tudo isso em grande harmonia para que o atleta consiga desenvolver sua melhor performance.

Com estes pontos analisados e planejados, é fundamental que o atleta tenha disciplina e cumpra à risca o que foi proposto, tendo grande capacidade física e mental para aguentar o processo preparatório e continuar motivado para o desafio.

 

BLOG – Para que você possa continuar se desenvolvendo, o que te inspira a cada dia?

Raphael Bonatto: Sinceramente o que me inspira atualmente é deixar um legado para os meus filhos e comunidade em geral. Penso em realizar mais alguns desafios interessantes com o objetivo de angariar verbas para construção de um centro de treinamento de atletismo para crianças e adolescentes carentes em algum lugar da minha cidade natal, Curitiba, Paraná. Sei que este sonho está longe de ser realizado, mas quem não sonha não vive…

 

BLOG – Quais lições você tira para sua vida pessoal?

Raphael Bonatto: Quem pratica qualquer tipo de esporte sabe, tiramos lições de humildade, disciplina, coragem, força de vontade, garra, enfim, são inúmeras lições que podemos tirar e evoluir constantemente.

 

BLOG – Alguma mensagem ou dica de leitura / filme

Raphael Bonatto:  Dicas de leitura ou filmes deixo a cargo de cada um, pois muitas vezes o que me toca não toca o próximo. Cada um tem um tipo de análise que deve ser filtrada e utilizada pessoalmente para sua evolução pessoal.

Gostaria somente deixar uma mensagem de persistência a todos que estão lendo, pois na vida nada é fácil como sabemos e todos os dias temos que lutar e muito para conquistar nossas metas e objetivos. A mensagem é: NÃO DESISTA! Continue com regularidade por mais árduo que seja o caminho, pois a glória só virá após muito esforço.

Obrigado a todos e até nos vemos no caminho.

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “ENTREVISTA – RAPHAEL BONATTO

  1. Adorei a entrevista. Veio justamente em um daqueles dias onde tudo está dando errado.

Deixe um comentário